“A oralidade é meu oceano”: Ailton Krenak exalta saberes indígenas em podcast do MIS Ceará

A conversa destaca o olhar indígena sobre o mundo e valoriza a arte como forma de resistência.

Podcast

O Museu da Imagem e do Som do Ceará lançou um episódio especial do podcast Miscelânea, com a participação do líder indígena e escritor Ailton Krenak. No bate-papo, disponível gratuitamente no YouTube e Spotify, Krenak compartilha reflexões profundas sobre arte, memória e a força da ancestralidade indígena.

Durante sua passagem por Fortaleza, em maio, Krenak foi curador da mostra “Hiromi Nagakura até a Amazônia com Ailton Krenak” e movimentou o MIS com falas públicas, visita mediada com os trabalhadores do museu e o emocionante diálogo com a jornalista Camile Queiroz, que virou episódio do podcast.

A conversa destaca o olhar indígena sobre o mundo e valoriza a arte como forma de resistência. Krenak também fala sobre sua trajetória, a relação com o fotógrafo japonês Hiromi Nagakura, os desafios dos povos originários e o papel dos museus como espaços que devem “respirar diversidade”.

Em um dos trechos mais marcantes, ele afirma: “A oralidade é meu oceano. Eu habito esse ambiente com muita fluidez”, revelando a importância da palavra falada como forma de manter viva a cultura de seu povo.

publicidade
publicidade